Antes de Tatuar -

 ▸Não tomar sol na semana anterior da sessão de Tatuagem.

 ▸Hidratar bastante a pele.

 ▸Ter uma boa noite de sono no dia anterior da sessão

 ▸Salimentar de forma leve antes de ir para a sessão de Tatuagem.

 ▸Não agendar outros compromissos para o dia da sua Tatuagem, pois precisamos de calma e você precisará ter tempo de descansar o corpo, a mente e cuidar da sua nova companheira de vida, a Tatuagem.

 ▸Evite agendar tatuagem enquanto estiver doente, gripado, resfriado ou durante a sua Mestruação.

▸Tenha certeza que você não está Grávida. (O bebê sente tudo que sua mãe sente, ele é parte de você, embora não haja estudos sobre o que ocorre no organismo de uma Grávida durante uma tatuagem, por precaução e segurança da mãe e do bebê a Ana escolheu não tatuar mulheres Grávidas ou que amamentam crianças com menos de 6 meses de idade.)

 ▸Tenha certeza que não está fazendo uso dos medicamentos: Antibiótico, Roacutam, Anticoagulante ou Imunossupressor. 

 ▸Para uma boa cicatrização e segurança do procedimento a sua Imunidade deve estar normal e sua pele deve estar saudável.

 

▸Produtos para ajudar na cicatrização: 

▸Sabonete Líquido Neutro - Para higienizar a pele durante toda a cicatrização.

▸Óleo de Côco - Para proteger, fortalecer e hidratar a pele. Você vai encontrar em casas de produtos naturais.

▸Óleo de Girassol. Produto cicatrizante que recupera, fortalece e hidrata a pele. Você vai encontrar na farmácia. A Marca mais indicada é Dersani versão oleosa, não compre a versão Hidrogel.

▸Papel toalha - Para secar a região tatuada após lavar. Utilizando o Papel toalha no lugar a toalha de pano você vai evitar uma possível contaminação cruzada que pode acontecer com o contato direto de toalha de banho na região tatuada.

▸Filme Plástico - Para proteger e isolar a região tatuada e evitando o contato direto com o ambiente, com sujeira, fungos, bactérias e outras substancias contaminantes.

▸Hidratante Neutro - Hidratante de sua preferencia para hidratar a pele antes do procedimento de tatuagem e após a cicatrização.

         

 
 

  Depois de Tatuar -

▸Primeiras 2 horas:

▸Você sairá do estúdio com um curativo plástico envolta da tatuagem, este curativo deve ser mantido por duas horas.

▸Ao chegar em casa após duas horas do procedimento você deverá retirar com cuidado o curativo, de preferencia durante o banho com água morna quase fria.

▸Lave bem a região tatuada e utilize de preferencia sabonete líquido neutro ou antibacteriano.

▸Após retirar o curativo você poderá passar com bastante delicadeza uma camada bem fina de Óleo de côco ou Dersani na área tatuada.

 Observações -

  1. Não utilize loções ou sprays antissépticos eles desequilibram a flora da pele e ao invés de evitar podem ajudar a promover uma possível infecção e em algumas pessoas podem gerar alergia.

  2. Ao notar qualquer sinal de alergia suspenda o uso de qualquer produto.

 

 

▸Primeiros 3 dias:

 

▸No primeiro dia Antes de dormir: Lave a pele e faça outro curativo plástico.

 (Utilize o curativo plástico apenas na primeira noite, só volte a utiliza-lo caso precise visitar algum sujo e contaminado ou frequentado por muita gente. 

▸Não toque a sua tatuagem com a mão suja e não deixe que as pessoas passem a mão.

▸Mantenha e pele área da tatuagem limpa, lave a pele no máximo de 2 a 3 vezes ao dia. Não precisa lavar o tempo todo, limpeza em exagero prejudica a cicatrização.

▸Aplique uma camada fina de Óleo de Côco ou Dersani 2 a 3 vezes por dia após a limpeza da pele.

▸Não exponha a tatuagem ao sol. 

▸Se você tem bichinhos de estimação em casa os mantenha distantes da sua tatuagem por alguns dias.

▸Não deixe a tatuagem ter contato com tecidos ou substancias que possam te dar alergia.

▸Os primeiros dias são bastante importantes para que a cicatrização seja perfeita, nos 3 primeiros dias a sua pele poderá estar fragilizada, um pouco inchada e vermelha é normal. Mas caso o inchaço e a vermelhidão persista e não demonstre sinais de melhora com o passar dos dias, entre em contato com a Ana e envie uma foto para que ela possa avaliar e te dizer o que fazer ou pedir para que você faça uma visita a um dermatologista.

▸Não coma alimentos que podem lhe causar alergia ou enfraquecer o seu organismo.

▸ 2 Semanas: 

         

▸Lave a área uma vez ao dia.

▸Continue utilizando Dersani ou Óleo de Côco  mas agora uma vez por dia. 

▸Evite academia, piscina, sol, sauna, mar e qualquer exercício que possa prejudicar a cicatrização e fazer com que as casquinhas da tatuagem caiam antes da hora.

▸Não deixe a tatuagem de molho.

▸Não arranque as casquinhas ou coce a área tatuada. (quando sentir coceira faça uma compressa com água fria ao gelada, vai melhorar.)

▸Nâo utilize protetor solar nas primeiras duas semanas.

         

▸1 Mês: 

▸As casquinhas podem começar a cair na segunda semana.

▸Quando todas as casquinhas caírem é sinal que você já está liberado a frequentar academia, piscina, sauna, mar e a praticar exercícios físicos.

▸Continue sem pegar sol, mas agora você já pode usar protetor solar.

▸Você pode pode voltar a usar os seus cremes hidratantes normalmente. 

         

 

▸3 Meses: 

▸Pronto, todas as casquinhas caíram e a sua tatuagem começou a ganhar uma aparência fosca, isso significa que a cicatrização chegou ao fim e a sua pele ganhou uma camadinha de proteção para o sol. 

▸Mesmo que a sua pele agora tenha um pouquinho mais de proteção para o sol não é indicado que exponha a tatuagem diretamente ao sol, pois o sol promove a renovação celular e envelhece a pele, faz com que o pigmento da tatuagem se perca com mais facilidade e rapidez e que a durabilidade e beleza da sua tatuagem diminuam. 

▸Quem quer ter tatuagem e pele bonita por mais tempo, se protege do sol. É um cuidado que se deve ter durante toda a vida.

          

          

 

 

▸1 Ano: 

     

▸As alterações mais visíveis de coloração e forma ocorrem durante o primeiro ano, é normal pois o corpo é um organismo vivo e a tatuagem se adapta ao seu organismo. Cores como o branco podem ganhar um aspecto mais amarelado pois ele se mistura com a melanina de sua pele e perde um pouco o brilho.

           

           

 

 

         

  Cuidados para toda a vida -

▸Pegue leve com o Sol, é importante o uso de protetor solar na tatuagem. É altamente saudável e indicado tomar um pouquinho de Sol pois ele ajuda o corpo a produzir e fixar vitaminas e substancias importantes para o nosso organismo, mas em exagero e sem proteção o Sol pode se tornar um vilão para a Tatuagem e também para a sua pele. O Câncer de pele é o mais comum no Brasil e se trata de uma doença silenciosa, a maioria ocorre por causa do excesso de exposição aos raios ultravioleta do sol. 

▸Não faça procedimentos estéticos com uso de Laser ou Luz pulsada na área Tatuada.

▸Mantenha a sua pele sempre hidratada.

▸Em alguns casos após alguns anos pode ser necessário que se faça a revitalização da tatuagem que é um procedimento que serve para devolver a tatuagem as cores e traços que se desgastaram com o passar dos anos. É importante que, no momento em que sentir que a sua tatuagem precisa de uma revitalização, você procure pelo seu tatuador ou por outro tatuador que seja especialista na técnica que a sua tatuagem foi feita. Ex: Se a sua tatuagem tem traços finos e aquarela, você não vai procurar um tatuador especialista em tatuagem preto e cinza e que tenha uma técnica baseada em traços mais grossos e vice-versa. 

▸Enjoou da Tatuagem? Quer remover ou retirar? Se algum dia você acordar e sentir que aquele desenho não deve mais fazer parte de você, primeiro pense com carinho e não haja por impulso. Fique calmo você tem três opções:

  1. Retirar com Laser - Procure o seu dermatologista para avaliar a sua pele e dar início ao procedimento de retirada a laser - É essencial e importante que este procedimento seja feito por um dermatologista ou por uma clínica indicada por ele. Não procure pelo preço mais barato e sim pelo resultado garantido, se o procedimento for executado por alguém inexperiente e sem formação na área você correrá o sério risco de ter a pele manchada, danificada, despigmenta, enfraquecida e com Queloides

  2. Cobrir com outra tatuagem - Procure um tatuador do seu agrado, que goste de fazer coberturas e que seja especialista nisso. As vezes é difícil encontrar este profissional mas pesquise bastante antes de decidir fazer uma cobertura. A tatuagem de cobertura normalmente precisa ser maior e mais pigmentada do que a primeira, em alguns casos antes de se fazer uma cobertura é melhor fazer algumas sessões de laser para clarear a tatuagem anterior para alcançar um resultado melhor na cobertura. 

  3.  Retirar com pomada específica para a remoção de tatuagens -  Esta pomada milagrosa já foi inventada, mas infelizmente vai demorar um pouco para ser comercializada, se você estiver indeciso sobre o que fazer com a sua Tatuagem você pode esperar por essa pomada enquanto decide qual é a melhor solução.

Conclusão: A retirada ou a cobertura de uma tatuagem é um procedimento bastante demorado, caro e doloroso. O mais importante ser feliz e prevenir para que você nunca se arrependa de uma tatuagem, a melhor forma de prevenir é não tatuar por impulso, não escolha pelo preço, pela moda ou pelo tatuador mais fácil e rápido.

 

Tatuagem é para a vida e estará diretamente e intimamente ligada com a sua imagem e também com a sua alto estima. Quando decidir fazer uma tatuagem procure por um Tatuador Artista, que se interesse em ouvir a sua história, suas ideias e que seja uma pessoa sensível, amigável e profissional, escolha alguém que você confie e que de preferencia você já tenha visto pessoalmente o resultado de sua obra.

 
 
 
 
 
 
 

©2019 por Ana Abrahão. Todos os direitos reservados.